No período de gestação ou gravidez as mulheres têm várias preocupações com o seu bebê e até mesmo com o próprio corpo, apesar de ser um momento muito especial, deve-se tomar certos cuidados com inchaços, circulação e retenção de líquidos.

Por isso, a conhecida técnica da drenagem linfática que estimula o sistema linfático do corpo por meio de massagens, eliminando toxinas e líquidos pela urina, é ótimo para dar bem estar às gestantes. Auxiliando nos problemas como: enxaqueca, mudanças hormonais, prisão de ventre, noites sem dormi, sensação de cansaço e dando à mulher sensação de relaxamento.
Está massagem estimula a diminuição do inchaço e a circulação sanguínea, mas para usa-la durante a gravidez é preciso ter alguns cuidados e realizar apenas com profissionais da área que sejam fisioterapeutas especializados no atendimento ás grávidas.
Se a drenagem linfática não for bem executada, pode causar a partir dos sexto mês contrações uterina e assim precipitação do parto e se for com três meses pode ocorrer aborto, mas é importante salientar que a drenagem só é indicada a partir do terceiro mês de gestação. Por está razão a presença de uma fisioterapeuta para avaliar antes de começar a sessão, se o útero não está contraído.
No período da gravidez, a mulher deve fazer até duas vezes na semana e com toda cautela, pois a massagem deve ser com movimentos lentos e suaves, não podendo haver pressão das mãos. Neste caso são ativos os gânglios linfáticos das mãos, pescoço, virilha, axilas e dos pés, que são eliminados pela urina. Barriguinha definida e bumbum durinho não será prioridade neste momento.
Neste período os benefícios da drenagem linfática, englobam o combate as: marcantes estrias e celulites, aliviar tensões, prevenir e combater sensações de pernas cansadas e varizes.
Mas existem contra indicações para algumas mulheres gestantes, as que possuírem insuficiência renal, infecções de pele, trombose venosa profunda, hipertensão não controlada e erupções cutâneas.
Visite um especialista este método não é caro e poderá ajudar bastante.
E curta com segurança este momento.