dores-nas-pernas-em-criancas-dor-do-crescimento

São muito comuns os pais ouvirem dos filhos, principalmente à noite, que estão com dores nas pernas.

Essas dores se apresentam sem nenhum trauma ou lesão aparente. Estas reclamações acontecem principalmente entre crianças de 05 a 12 anos, em cerca de 15 % da população dos baixinhos e nos horários do fim da tarde e no começo da noite. As regiões em que sentem mais dores são o joelho, panturrilha ou coxas.

Essa dor os médicos a chamam de “Dor do Crescimento” e as causas podem ser variadas, isso porque ainda não se tem um estudo para afirmar com certeza a causa e efeito destas dores: por haver um desequilíbrio no momento do crescimento dos tendões, ossos e músculos com a aceleração do seu crescimento da criança, causando dores após um dia de brincadeiras e correrias.

O que fazer neste momento:

– Massagem sempre ajuda, pois além de dar carinho a criança sente que você está dando atenção;
– As dores são aleatórias e os pais precisam ter paciência passar um gel para tentar aliviar a dor. Se elas insistirem por alguns dias é melhor visitar um médico ortopedista;
– Os únicos estudos que tiveram até agora mostram, também que essas dores têm influência emocional, ou seja, causados por stresse, tensão, ansiedade ou insegurança na escola em casa;

Os pais deverão ficar atentos se essas dores são somente momentâneas se tiver uma intensidade muito grande é o jeito visitar um médico urgente.