Toda mulher deve observar anomalia como coceira e mau cheiro no seu corpo. Esses sintomas são muito comuns quando ocorre o corrimento vaginal, um líquido ou muco que sai do órgão genital feminino.

O corrimento é algo frequente e de grande preocupação para as mulheres de toda faixa etária, que acabam solucionando sempre este problema nas consultas ginecológicas. Mas muitas delas não sabem que certa quantidade de secreção é normal, desde que não haja coceira, mau cheiro, dor, ardor e nem um outro sintoma incomodo.

Geralmente o corrimento é imperceptível até que saia, passando do útero para o exterior do corpo. Mas para detectar com certeza se o corrimento é anormal é necessário um exame físico, realizado por um profissional da saúde, sendo médico ou enfermeiro.

A secreção é mínima para meninas que ainda não tiveram a primeira menstruação e para mulheres que já passaram pela menopausa, pelo baixo nível de estrogênio.

E se torna mais perceptível com o uso de pílulas anticoncepcionais, durante a gravidez, na ovulação e na semana que antecede o período menstrual.

Existem várias causas para a secreção: alterações após a menopausa, que na maioria das vezes causas secura; substâncias como espermicida ou corpo estranho e infecções vaginais causadas por bactérias ou fungos.

Lembrando que a melhor prevenção para evitar o corrimento é ter uma boa higiene, se lavando e trocando roupas íntimas quando necessário.

Nunca inicie o tratamento em casa, porque pode inibir algum sintoma, que dificultará o diagnóstico clinico preciso.

O exame clínico é chamado de Papanicolau. Antes o médico examinará a área externa e em seguida fará o exame interno.

É possível em alguns casos o tratamento imediato com base no diagnóstico médico. Algum tipo de corrimento  é transmitido sexualmente como o trichomoníase, clamídia e a gonorréia, nesse caso, a mulher e seu parceiro devem receber juntos o tratamento. Já nas infecções por fungos candidíase ou vaginose bacteriana, o parceiro não necessita do mesmo tratamento.

A saúde da mulher é sempre muito importante e exige cuidados.