Seu bebê está com 2 meses de vida e para algumas mamães os cuidados são sem maiores preocupações, mas para outras a preocupação é muito grande, principalmente sendo a primeira maternidade. Então vamos expor algumas dicas para que você passe desta fase sem preocupações.

Para se alimentar nesta fase é preciso somente leite materno, que deverá ser a principal fonte de nutrientes e proteção imunológica. Não podendo dar alimentos sólidos ainda, somente lá pelo 4º ou 6º mês de vida. Porém se você não produz leite por algum motivo, não se preocupe, hoje há leites específicos para cada fase é só falar com o médico pediatra. A quantidade de leite que o bebê ingere nesta fase é de 120 ml aproximadamente a cada 3 ou 4 horas.

Na fase de dois meses começam a levantar a cabeça em breves momentos e procurar alcançar coisas com suas mãos. Gostam, também de ser abraçados, com isso aprenderá que tem alguém que o ama e para satisfazer suas necessidades. Conhecem pessoas sorridentes e respondem com sorriso. Respondem com sons sussurrantes em respostas a aqueles que sussurram e falam com palavras relaxantes.

Em termos de sono os bebês são profissionais: uns acordam a cada 3 ou 4 horas durante o dia e a noite, outros dormem muito. Alimentar muito o bebê antes de dormir não influenciara no tempo de permanência no sono. É bom coloca-lo ainda sonolento no berço para que entenda que ali que é o seu lugar de descansar. Nesta fase é bom pedir sugestões para o médico pediatra em manter seu pimpolho acordado durante o dia para que durma mais a noite, pois, é “Froide” acordar 3 horas da matina para dar mamadeira e vc ter que acordar às 5 horas para ir ao médico, por exemplo.

Dicas de segurança

– nunca deixe seu pimpolho sozinho, há não ser no berço;

– o berço tem que ter barras separadas no máximo 7,5 cm;

– não deixe sacolas plásticas ou balões próximos ao seu bebê, pode provocar sufocamento;

– não deixe talco al alcance de seu bebê, também provoca sufocamento;

– colocar o bebê com o rosto voltado para cima no berço;

– nunca fume perto do bebê;

– coloque um extintor de incêndio na cozinha de sua casa;

– use cadeirinha de segurança no banco trazeiro aprovada e correspondente a idade do seu herdeiro (a);

– use o cinto de segurança sempre;

– não deixe seu bebê cair da cama ou de outro lugar, pois poderá sofrer traumas;

As vacinas nesta fase

– Anti-pólio oral

– Hepatite B

– Hib – Hemophilus influenza tipo B

– Tríplice – difteria, coqueluche e tétano

Após as vacinações poderá apresentar febre e irritabilidade por 1 dia. E também, dor, vermelhidão e inchaço no local da vacina. Se apresentar alguma reação, como erupções cutâneas, febre por mais de 36 horas, procure um médico.

Fonte: BoaSaúde da uol

bebê de 2 meses