tirar as fraldas

Como tirar as fraldas do bebê sem que haja traumas? Existe uma idade certa para que aja esta mudança? Os especialistas dizem que a criança com 1 ano e meio esta pronta para começar a fazer o xixi no penico, isto com muita paciência e orientação dos pais.
Para tirar as fraldas você deverá estar atenta aos sinais que a criança se manifesta, seu comportamento irá te mostrar que ela não agüenta mais aquela fralda no bumbum rs.

Não basta apenas tirar as fraldas para deixa-la a vontade fazendo xixi, ela tem que ser auxiliada, preparada a sair das fraldas, além é claro da maturidade da criança.
Ela também deve ter maturidade para esta mudança se ela não estiver uma preparação psicológica, fisiológica e emocional com certeza irá demorar mais  tempo, contudo os pais também deve estar preparados para tal acontecimento afinal de contas isso tem há ver com as individualidade da criança, cada uma tem o seu tempo e os pais devem respeitar isto… tenham paciência!
Ela ainda não possui o controle dos nervos e músculos do ânus e uretra, não esta preparada fisiologicamente, até os 4 anos de idade ainda poderá ocorrer acidentes.

Os pais tem um papel importantíssimo nesta hora, mostre a ele que o troninho leva embora todo o coco e xixi, brinque, converse de maneira bem descontraída que é importante que aja hábitos de higiene, pergunte se ele não quer conhecer aonde fazemos o cocô.
As crianças que já estão “maduras” para iniciar esta transição costumam falar que estão com caca, arrancam as fraldas, se manifestam a sua maneira  para mostrar que a mesma está incomodando.
O primeiro passo é tirar as fraldas durante o dia, uma dica é que quando a criança acordar você a leve para o banheiro e coloque-a sentada no troninho ou no vaso sanitário (coloque o redutor de assento caso use o vaso sanitário), como tudo que é novidade causa medo, ele é extremamente importante para que a criança se sinta segura. Inicialmente fará só um pouquinho ou nem faça mas não se incomode o começo é assim mesmo.
Dado o ponta pé inicial você estará incumbida de leva-la a cada duas horas ao seu troninho.
O tempo estimado para que a criança aprenda a fazer o cocô e xixi no penico será de 4 meses, aí você já deve aproveitar e retirar a fralda noturna uma dica legal que aprendi com a pediatra do meu primeiro filho foi a seguinte: “ Ao acordo a criança você  vai verificar a fralda todos os dias por uma semana mais ou menos, se a mesma amanhecer seca todos os dias que foram verificados então já está na hora de tirar a fralda noturna”, olha eu fiz e deu certo ele deveria ter 1 ano 4 meses e já dormia sem fraldas por conta desta dica maravilhosa.
Antes de dormir leve a criança para o banheiro, se a criança já se alimenta bem a última mamada pode ser descartada, pois são 200 ml de liquido a menos dentro deste pequeno anjinho.
Tome cuidado para não passar a fase de desfraldar seu filho isso porque a criança poderá ficar acomodada, ai será mais difícil tirar as fraldas, se a criança demorar um pouco tenha paciência afinal de contas ela tem seus limites e seu tempo certo para tal acontecimento, se a criança segurar demais a urina dê um tempo de 15 dias e reinicie o processo pode ser que esteja forçando a barra demais.
Boa sorte.