cuidar do umbigo do bebe

Cuidar do umbigo do recém-nascido requer alguns cuidados com o bebê nos primeiro 15 dias de vida, e você se depara com a dúvida de como  limpar o umbigo? Aos primeiros dias do recém-nascido a mamãe deve ter um cuidado muito especial com a limpeza do umbigo, o coto umbilical deve ser bem higienizado para evitar infecções. Não é para ter medo isso por que a região não possui nervos então o bebê não sente dor.
A higienização deverá ser feita com o uso de álcool 70% como? Com um cotonete embebecido de álcool 70% faça a limpeza do umbigo três vezes ao dia, e uma delas após o banho onde você irá lavar com água e sabonete neutro. Não se assuste com o uso do álcool ele é próprio para esta finalidade e você encontra com facilidade em farmácias.
Esta rotina de limpeza do coto umbilical deve ser diária limpe também ao redor do umbigo, desta maneira você estará removendo secreções evitando assim infecções e processos inflamatórios.

Você deve ficar atenta para o coto do umbigo se perceber que há um aspecto de pus, vermelhidão, cheiro forte ou secreções na região é sinal de infecção ou inflamação e você deve levar o bebê ao médico pediatra imediatamente.
Geralmente o umbigo cai com mais ou menos dez dias após o nascimento e há casos de sangramento quando se aproxima a data da queda do coto, por isso não se assuste se isso acontecer.
Nesta hora a atenção deve redobrar a cada troca de fralda isso por que, o aparecimento do sangue favorece entrada de microorganismos facilitando as infecções.

Mesmo depois da queda os cuidados com o bebê continuam é importante que a mamãe continue fazendo a limpeza até que o sangramento acabe de vez. Depois que você fizer a higienização coloque a fralda sobre o coto umbilical isso porque a região não será lesada.
Tomando os devidos cuidados com a limpeza do umbigo com certeza o coto se desprenderá e cicatrizará rapidamente.
Depois é só curtir os momentos mágicos que a maternidade nos proporciona!